Sopros que fazem Música

O Conjunto de Sopros da UFV foi criado em 1978 a partir de uma reestruturação da antiga Banda de Música da UFV. Reunindo, inicialmente, alunos e funcionários da UFV e pessoas da comunidade, O conjunto de Sopros teve uma intensa atuação musical em toda a região de Viçosa realizando cerca de 230 apresentações entre 1978 e 1991 quando interrompeu por dois anos suas atividades.
Apresentou-se, ainda, em alguma das principais cidades mineiras como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ouro Preto, Cataguases, entre outras. Participou também de diversas solenidades de formatura da UFV e de outros eventos oficiais locais, na UFOP e na Escola Técnica Federal de Ouro Preto.
Por diversas vezes apresentou-se dentro do projeto Quarta Doze e Meia no Auditório da Reitoria da UFMG e também do projeto Música no Parque, da Fundação Clóvis Salgado de BH.
Com um repertório variado e eclético, indo das tradicionais marchas e dobrados de uma banda de música a transcrições de autores eruditos e compositores populares nacionais e estrangeiros, o Conjunto de Sopros procura incluir regularmente peças de compositores locais ou regionais em suas apresentações como forma de incentivar e divulgar esses autores e suas obras.
Em 1993 o grupo retomou suas atividades musicais com uma formação menor, mas mantendo sua linha musical de concerto e tem se apresentado regularmente nestes anos em Concertos de Natal e no projeto Música na Floresta.
De 2001 a 2003 o Conjunto de Sopros participou das solenidades litúrgicas da Semana Santa de Cabo Frio ao lado do Coral Rainha Assunta apresentando a Missa Breve K 275 de Mozart e a Missa de São Miguel do Padre Jorge Braun, além de outras peças sacras transcritas especialmente para aquelas ocasiões.
Desde a sua criação, o Conjunto de Sopros é regido pelo maestro Rogério Moreira Campos e está ligado à Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV.
Alguns ex-integrantes do Conjunto de Sopros decidiram por uma formação musical acadêmica pela UFMG, UEMG, UNB e Escola Bituca. Um deles é trombonista da OSEMG, outro é músico militar em JF. Também um dos vencedores do Prêmio Jovem Instrumentista BDMG 2008 é um ex-integrante do grupo. Outros continuam atuando em grupos populares ou como músicos e regentes de bandas de músicas.

4 comentários:

Rogério Moreira Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério Moreira Campos disse...

Muito aplaudida a apresentação do Conjunto de Sopros da UFV no dia 31comemorando os 30 anos de atividade. E ainda contamos com as presenças de Antônio Carlos Maroun e Renato Rodrigues tocando com o grupo. O Conjunto de Sopros prepara novas peças para retomar seu espaço cultural na UFV. Agurdem!

rcampos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

soh toca qm estuda na UFV?

Postar um comentário