Fotos da apresentação especial de 30 Anos do Conjunto de Sopros da UFV:
























































AGENDA:

Atenção a todos que prestigiam a produção cultural da UFV, o Conjunto de Sopros da UFV irá se apresentar dia 27/06, às 13h, no Teatro Fernando Sabino. Não perca!

Sopros que fazem Música

O Conjunto de Sopros da UFV foi criado em 1978 a partir de uma reestruturação da antiga Banda de Música da UFV. Reunindo, inicialmente, alunos e funcionários da UFV e pessoas da comunidade, O conjunto de Sopros teve uma intensa atuação musical em toda a região de Viçosa realizando cerca de 230 apresentações entre 1978 e 1991 quando interrompeu por dois anos suas atividades.
Apresentou-se, ainda, em alguma das principais cidades mineiras como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ouro Preto, Cataguases, entre outras. Participou também de diversas solenidades de formatura da UFV e de outros eventos oficiais locais, na UFOP e na Escola Técnica Federal de Ouro Preto.
Por diversas vezes apresentou-se dentro do projeto Quarta Doze e Meia no Auditório da Reitoria da UFMG e também do projeto Música no Parque, da Fundação Clóvis Salgado de BH.
Com um repertório variado e eclético, indo das tradicionais marchas e dobrados de uma banda de música a transcrições de autores eruditos e compositores populares nacionais e estrangeiros, o Conjunto de Sopros procura incluir regularmente peças de compositores locais ou regionais em suas apresentações como forma de incentivar e divulgar esses autores e suas obras.
Em 1993 o grupo retomou suas atividades musicais com uma formação menor, mas mantendo sua linha musical de concerto e tem se apresentado regularmente nestes anos em Concertos de Natal e no projeto Música na Floresta.
De 2001 a 2003 o Conjunto de Sopros participou das solenidades litúrgicas da Semana Santa de Cabo Frio ao lado do Coral Rainha Assunta apresentando a Missa Breve K 275 de Mozart e a Missa de São Miguel do Padre Jorge Braun, além de outras peças sacras transcritas especialmente para aquelas ocasiões.
Desde a sua criação, o Conjunto de Sopros é regido pelo maestro Rogério Moreira Campos e está ligado à Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV.
Alguns ex-integrantes do Conjunto de Sopros decidiram por uma formação musical acadêmica pela UFMG, UEMG, UNB e Escola Bituca. Um deles é trombonista da OSEMG, outro é músico militar em JF. Também um dos vencedores do Prêmio Jovem Instrumentista BDMG 2008 é um ex-integrante do grupo. Outros continuam atuando em grupos populares ou como músicos e regentes de bandas de músicas.